terça-feira, 17 de maio de 2011

Fernando Nogueira:
a explicação porque não teve os «tiques» no sítio

José Cruz
No post anterior, é levantado o problema de Fernando Nogueira não ter tido os «tiques» no sítio quando Cavaco o traiu. A explicação é simples.
Durante os 10 anos de governo cavaquista e presidência cavaquista do PPD, Fernando Nogueira era uma das peças mais influentes do patrão Cavaco, precisamente o seu braço direito.
Fernando Nogueira ainda não era colaborador de Jardim Gonçalves no BCP e não possuía a habilidade dos seus rivais Dias Loureiro, Duarte Lima, Ângelo Correia e outros para ganhar uns cobres fazendo valer as suas influências. Em 1986, tendo necessidade de comprar uma casa e faltando-lhe dinheiro, pediu-o emprestado ao Partido, tendo Cavaco concedido o empréstimo de 3500 contos sem juros e sem prazo.
A dívida era secreta mas o núcleo central cavaquista tinha conhecimento dela. E quando se desenvolvem as rivalidades no seu interior, os seus inimigos de dentro, em 1991, fornecem a informação ao jornal Independente.
Quando, em 1996, Fernando Nogueira pretende pagar o empréstimo, e insiste nisso, o documento tinha desaparecido do cofre do Partido e os seus dirigentes de então diziam que tudo estava saldado apesar da insistência do devedor em pagar.
E assim se percebe como Cavaco tirou a Nogueira os «tiques» do sítio apesar deste ter sido miseravelmente traído pelo sonso de Boliqueime.

Sem comentários: