sábado, 12 de março de 2011

Templo histórico em Espanha profanado
com rito satânico

O Bispado de Almeria (Espanha) iniciou os trabalhos de reabilitação da antiga igreja de Las Salinas de Cabo de Gata, profanada durante o último fim de semana com grafitis simulam um rito satânico.
O templo, construído 1907, permanecia fechado ao culto desde ano 2004 pelo risco de desmoronamentos. O acto de vandalismo ocorreu depois da vitória da diocese em um longo litígio judicial com uma empresa privada que tentou convertê-lo em discoteca e centro turístico enquanto se esperava a permissão oficial das autoridades de Andaluzia para iniciar a reabilitação da igreja como lugar de culto, entretanto concedida.
Na segunda-feira 7 de Março, o interior do templo amanheceu cheio de figuras e grafitis esotéricos satânicos.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Pérolas dos nossos políticos e intelectuais (24)
------------------------------------------------------------------------

Marcelo felicitou efusivamente o PCP
pelo seu 90.º aniversário
José Cruz

Sobre mais essta marcelice, basta ler:

Pérolas dos nossos políticos e intelectuais (23)
------------------------------------------------------------------------

Cavaquismo, a nova faceta de António Barreto
José Cruz
O intelectual do regime António Barreto, que pretende passar por uma consciência crítica, deu mais uma achega à clarificação da sua posição perante a crise, os lóbis e a corrupção moral do regime.
Entrevistado por Ana Lourenço na SIC Notícias a propósito do discurso de Cavaco na tomada de posse, Barreto revela-se... cavaquista. De facto, ele já tinha sido, a convite de Cavaco, o discursante oficial do regime no dia 10 de Junho, o que selou a transferência da «consciência crítica» para a órbita do cavaquismo. Juntaram-se definitivamente dois sonsos contra Portugal.

Jovens de todos os países, manifestai-vos e rebelai-vos!

Heduíno Gomes
Segundo Cavaco, no seu discurso de posse do segundo mandato, os jovens devem manifestar-se e rebelar-se. Contra quem?
Não sei se ele estava a pensar num gajo que enganou os jovens com a qualidade do ensino, que os tentou corromper com promessas de carreira política, que hipotecou as suas vidas estoirando em jeeps e alcatrão a massa que veio de Bruxelas, estoirando a agricultura e as pescas, lixando as finanças públicas com o monstro das despesas do Estado, etc., etc.
Se Cavaco estava a pensar nessa personagem, a manif não deve ser na Avenida da Liberdade mas sim na Praça Afonso de Albuquerque.
Aí sim!





As eurocratas de Bruxelas
exigem mais mulheres em cargos de chefia

No âmbito das comemorações do Dia da Mulher, Viviane Reding lança um ultimato às empresas e ameaça estabelecer sistema de quotas em 2012. Para ela, a presença do sexo feminino nas administrações «traz mais benefícios» (por exemplo, na estiva).
A vice-presidente da Comissão Europeia, Viviane Reding, deu um ano às empresas europeias para que coloquem mais mulheres em cargos de poder, sob pena de Bruxelas estabelecer um sistema de quotas em 2012 (é a democracia de Bruxelas).
No âmbito das comemorações do Dia da Mulher, Viviane Reding fez um ultimato às companhias para que autoregulem a incorporação das mulheres nos conselhos de direcção. Para Reding, a presença do sexo feminino nas administrações "traz mais benefícios" às empresas (e a gaja é muito amiga das empresas!).
Segundo Viviane Reding, a comissão europeia vai "vigiar o que se passa nas cúpulas das empresas no próximo ano" e, caso a situação se mantenha igual, serão tomadas medidas.
Segundo os últimos números do Eurostat, só 12 por cento dos membros dos conselhos de administração são mulheres.
Também o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, aproveitou o dia para assinalar, em conferência de imprensa, "a importância da integração da mulher para alcançar os objectivos económicos da UE" (ele devia era tomar conta d...).
 

terça-feira, 8 de março de 2011

Pérolas dos nossos políticos e intelectuais (22)
---------------------------------------------------------------------

As excelências pedagógicas
do grupo de Pedro Passos Coelho
e do seu expert Pedro Duarte
Heduíno Gomes
É só tratar-se de educação e aparece a representar o PSD o grande quadro de Pedro Passos Coelho em ensino: Pedro Duarte. Ouvi-o uma vez na antiga Secção A de Lisboa do PSD a explanar as suas mezinhas para a maleita do sistema de ensino, com as quais este ficaria um mimo. Medidas de gestão, e mais gestão, e mais gestão. Uma espécie de António Barreto mas em menos intelectual. Sobre as questões fundamentais, zero. É a superficialidade a que nos habituaram os nossos actuais políticos, por dever de ofício obrigados a falar do que não sabem e que, por arrogância ou alienação, se recusam a aprender.
Nessa sua memorável (não me sai da memória!) intervenção, o expert Pedro Duarte chegou até a ser cómico: tudo se resolveria com a administração das escolas pelas forças vivas locais: comerciantes, industriais, associações, bombeiros, etc. Fiquei sem saber se as associações columbófilas também teriam assento no alto comité pedagógico do burgo.
Quê de novo do expert?
Levantou-se há dias a questão de eliminar um dos dois professores da já de si ambígua disciplina Educação Visual e Tecnológica, originalidade das pedagajas da 5 de Outubro, originalidade quer pela salganhada do conteúdo da disciplina, quer pelo facto de ser ministrada por dois professores simultaneamente na mesma sala, isto é, com duas autoridades na mesma sala (supor-se-ia haver autoridade numa sala de aula, desculpem-me as pedagajas…).
E que diz o nosso génio pedagógico Pedro Duarte? Com a sua oportunista e primária política de oposição, e de um eleitoralismo sabujo, pretendendo agradar aos interesses corporativos de alguns, diz que deve ser mantida a situação para não enviar para o desemprego um certo número de professores. Que se mantenha pois a aberração. O sistema de ensino propriamente dito, desastroso, como sabemos, e as respectivas vítimas – os alunos – que se lixem.
É este o nível da abordagem dos problemas do ensino pelo grupo de Pedro Passos Coelho e deputadozecos que o representam em S. Bento. Com experts (espertos) destes podem bem os comunistas, socialistas, fenprofes e pedagajas. Enquanto o PSD não se emancipar das ideologias pedagogistas e tecnocratistas nunca poderá ser a solução para os problemas do ensino.

Nota
Eu quero aqui declarar que os direitos de autor do conceito de pedagaja não me pertencem. Pertencem de facto a um professor de Coimbra que não conheço e ao qual rendo mais uma vez a minha homenagem. Traduzindo tão bem a particular realidade, o conceito entrou no meu vocabulário pedagógico, que assim ficou enriquecido. Apenas acrescento que há uns gajos que parecem pedagajas.


Angola: «Esta terra há-de sorrir»

«ESTA TERRA HÁ-DE SORRIR»
QUIS voltar a esta terra
que a guerra entristeceu,
mas onde o céu tem estrelas
e já minha mãe nasceu.

ONDE muitos dos meninos
têm fome, têm medo,
e que do fundo dos olhos
me contaram em segredo:

«ESTA terra há-de sorrir.»
Esse dia chegará.
Da floresta de cabinda
às quedas do Ruacaná,
cantaremos velhos cantos,
dançaremos velhas danças,
com vestidos de alegria
e missangas de esperança.

MENINOS de toda Angola,
poderemos dar a mão.
Vamos esquecer o som
da espingarda e do canhão.
Não haverá quem nos teça
um destino ainda mais duro
e queira escolher por nós
o caminho do futuro.

OS meninos de Benguela
com cantigas viajantes
e os meninos da Lunda
com sorrisos de diamantes.
E os meninos do Huambo,
olhos cheios de mistério,
aprendendo a liberdade,
só que desta vez a sério.

CANTA, eufórico, um tambor,
dança, louca, uma viola
envolvendo num só hino
toda esta terra de Angola.
E então muitos mais meninos
desse e de outros continentes
terão a alma mais solta
e o coração mais quente.

Do CD «Brisa do Sul», de Ana Faria, gravado em 1988
com a participação do coro angolano Boa Esperança.
Para ouvir

Pérolas dos nossos políticos e intelectuais (21)
--------------------------------------------------------------------

Telmo Correia e a democracia do PCP
Heduíno Gomes
Telmo Correia, mais uma vez, deu provas da lucidez política a que nos habituou. Efectivamente, numa mesa redonda na SIC Notícias (7.3.2011), este quadro de Paulo Portas, declarou, em relação ao PCP e ao CDS-PP: «ponto de convergência é a democracia».
Boa, Telmo!
Será que a esmagadora maioria dos membros do CDS-PP e o seu eleitorado subscrevem esta pérola politicamente correcta?
Claro que não! Isto é apenas mais uma manifestação do grupo liberal que se apoderou da direcção do CDS-PP e alberga «tolerantes» politicamente correctos, progressistas, apoiantes do aborto e mesmo do chamado «casamento» entre invertidos. Isto anda tudo ligado...

Os festejos dos 90 anos do PCP

Heduíno Gomes
Passam 90 anos sobre a fundação do PCP. A efeméride deu direito ao dinossauro Domingos Abrantes a dizer das suas na RTP. Este senhor resumiu as características do PCP. Vejamos quais.

I – «Partido da resistência.»
Pois foi, foi o partido da resistência à resistência. Passo a explicar.
Independentemente dos propósitos e opiniões subjectivas dos seus membros, principalmente os mais ingénuos, o PCP foi uma quinta-coluna da União Soviética. Como quinta-coluna foi tratado por governos republicanos e, mais conscientemente, pelo Estado Novo, que realmente resistiu com lucidez a essa quinta-coluna.
Afinal, com o que se sabe hoje, historicamente, quem tinha razão? Os liberais e comunistas ou o Estado Novo, que teve de fazer frente à Comuna da Marinha Grande, à ameaça comunista espanhola e à guerra fria?
Repare-se que, se alguma crítica há a fazer o Estado Novo, é a sua tolerância em relação às formas legais que o PCP utilizou para fazer o seu trabalho de quinta-coluna, como associações-capote, revistas-capote, editoras-capote, etc.
Repare-se também que a correcta intolerância do Estado Novo a esta quinta-coluna soviética foi a mesma que teve em relação à quinta-coluna alemã nazi.
Repare-se ainda que, em relação às forças não-comunistas, o Estado Novo não teve a mesma intolerância. Esse mito do Estado Novo repressor universal caíu.

II – «Partido da implantação da democracia.»
Partido da implantação da democracia… como se implantar a democracia fosse alguma vez um objectivo do seu programa! Como se a «ditadura do proletariado» não fosse o contrário da democracia! Como se não fossem mundialmente conhecidos os gulagues, onde foram exterminadas pessoas em números incomparavelmente superiores aos das vítimas do nazismo! Como se todos nós não tivéssemos o prec na memória! Como se não soubéssemos da oposição do PCP à realização de eleições de 1975!
Não fosse Pires Veloso no Norte e Jaime Neves nos Comandos da Amadora e teríamos hoje em Portugal a completa implantação dessa tal «democracia» à PCP.

III – «Partido da defesa dos trabalhadores.»
Mas que defesa dos trabalhadores?! Aquela do sindicalismo que conduz à falência das empresas e consequente desemprego dos trabalhadores? Aquela que conduziu os trabalhadores à fome em todos os países onde foi implementado o programa do PCP?
Não têm vergonha. Nem coragem tem quem, com o que se sabe hoje do comunismo, para ser politicamente correcto, ainda dá troco à propaganda comunista e aos seus «heróis» «resistentes».