sexta-feira, 6 de maio de 2011

Luas nos olhos de João César das Neves

Heduíno Gomes
A propósito da onda de contestação que percorre o mundo muçulmano, João César das Neves não podia deixar de escrever qualquer coisa sobre isso na sua habitual rubrica no DN. Além das coisas ditas e reditas, João César das Neves desenvolve sobre a relação entre religião e política e faz um paralelismo histórico:
«Aquilo que Constantino fez ao cristianismo nasceu no islão com o próprio Maomé, que foi chefe militar.»
Ficamos assim a saber pelo teólogo, sociólogo, político, economista, esteta, humorista e também historiador João César das Neves que a adopção do cristianismo como religião de Estado por Roma (aliás, como mais tarde a católica França, o católico Portugal, etc.) é comparável ao facto do assaltante de caravanas Maomé ter submetido pela espada – no sentido mais literal – os povos que encontrava pelo caminho, impondo-lhes a adesão à religião por si fabricada.
Opiniões. O que espanta é o destaque que alguns dão a estas patacoadas que se inserem, ainda que involuntariamente, num conjunto de ideias relativistas e historicistas sobre a religião e o cristianismo.


segunda-feira, 2 de maio de 2011

O buda sindical João Proença é cego, surdo, mudo e...
esquecido

José Cruz

Neste 1.º de Maio, dia da demagogia em defesa «dos trabalhadores», repetiram-se as habituais promessas de utopias, não vão os sindicalizados deixar de pagar quotas e de justificar a «representativa» chulice dos delegados sindicais.
Vindas da parte do Carvalho da Silva da CGTP, já nem merecem comentários. Mas vindas de uma central sindical supostamente «ponderada», dirigida pelo «ponderado» João Proença, temos de fazer um reparo.


Na crise que vivemos, de irremediável apertar do cinto, vem o buda sindical Proença com o seu cardápio de «conquistas dos trabalhadores», «direitos adquiridos»,etc., precisamente aquelas maravilhas que bloqueiam a economia. Pois que diga, que o FMI lhe vai fazer a vontade.
Mas o Proença não ficou por aqui. Ele decide fazer referências «históricas» negativas àqueles que mais desenvolveram a economia portuguesa, com ela sempre a subir ao longo de décadas, os economistas do Estado Novo.
Conversa da treta de um buda sindical.

 .

domingo, 1 de maio de 2011

Perita em neurociências
assegura que oração
ajuda a desenvolver o cérebro


A neurorradiologista italiana Adriana Gini afirmou que a prece é benéfica para o desenvolvimento do cérebro, ao participar num fórum sobre os jovens e a comunicação na era digital celebrado em Roma.