sexta-feira, 6 de abril de 2012

A gaja é presidente ou presidenta?


Aqui vai uma explicação muito pertinente para uma questão actual:  
A jornalista Pilar del Rio costuma explicar, com um ar de catedrática no assunto, que dantes não havia mulheres presidentes e por isso é que não existia a palavra presidenta...Daí que ela diga insistentemente que é Presidenta da Fundação José Saramago e se refira a Assunção Esteves como Presidenta da Assembleia da República. Ainda nesta semana, escutei Helena Roseta dizer: «Presidenta!», retorquindo o comentário de um jornalista da SIC Notícias, muito segura da  sua afirmação...  A propósito desta questão recebi o texto que se segue e que reencaminho: Uma belíssima aula de português.  Foi elaborada para acabar de uma vez por todas com toda e qualquer dúvida se temos presidente ou presidenta. 
A presidenta foi estudanta? Existe a palavra: PRESIDENTA? Que tal colocarmos um «BASTA» no assunto? No português existem os particípios activos como derivativos verbais. Por  exemplo: o particípio activo do verbo atacar é atacante, de pedir é  pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é  mendicante... Qual é o particípio activo do verbo ser? O particípio activo  do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade..  Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação  que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante,  ente ou inte.
Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não «presidenta», independentemente do sexo que tenha. Diz-se capela ardente, e não capela «ardenta»; diz-se estudante, e não «estudanta»;  diz-se adolescente, e não «adolescenta»; diz-se paciente, e não «pacienta». 
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:  «A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta  que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.  Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta  dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não  tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta»
Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse esta informação...

Carta de membros do Conselho Nacional do CDS
a António Pires de Lima, Presidente do Conselho Nacional



O CDS do «fracturante» camuflado Paulo Portas e do liberalóide Pires de Lima…
Exmo. Senhor Presidente do Conselho Nacional do CDS 
Dr. António Pires de Lima 
Largo Adelino Amaro da Costa, 5 
1149-063 LISBOA 
C/c ao Presidente do CDS Dr. Paulo Portas
Lisboa, 29 de Fevereiro de 2012
Exmo. Senhor Presidente do Conselho Nacional
Nos últimos tempos temos assistido, com estupefacção, a comportamentos inexplicáveis de deputados do CDS a propósito de votações parlamentares em matérias ditas «fracturantes», sobre as quais, é bom lembrar, o Partido tem posição definida, sustentada na sua carta de princípios e no seu programa político...
Ler mais aqui.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O CDS antifamília do «fracturante» camuflado Paulo Portas…e do liberalóide Pires de Lima



Proposta apresentada e rejeitada no Conselho Nacional do CDS…
Proposta apresentada e rejeitada no Conselho Nacional do CDS de 30 de Março em Leiria por doze conselheiros nacionais  subscritores da carta a propósito de votações parlamentares em matérias ditas «fracturantes», inéditas na história ao arrepio das posições definidas pelo partido, sustentada na sua carta de princípios e no seu programa político…
Ler mais aqui

O Real Madrid capitula perante o islão


O jornal desportivo Marca confirmou que o Real Madrid aceitou eliminar a pequena cruz que desde 1920 o clube de futebol exibe no seu emblema para evitar conflitos na multimilionária construção de um complexo turístico-desportivo na ilha de Ras Al Khaimah, uma das sete que formam os Emirados Árabes Unidos, onde o Islã é a religião oficial.
A decisão do Real Madrid despertou polémica entre seguidores e rivais. Nas redes sociais abundam os comentários contra a medida. Os usuários lamentam que o clube tenha cedido à pressão do mercado árabe e recordam que na Espanha os muçulmanos têm plena liberdade para usar e exibir seus símbolos religiosos. Alguns ironizam perguntando se o clube ia mudar de nome suas estrelas Cristiano (que em português significa Cristão) Ronaldo e Angel (Anjo em português) Di María.

domingo, 1 de abril de 2012

Cavaco, grande defensor das «liberdades»



Heduíno Gomes
Por ocasião dos distúrbios provocados pelos arruaceiros anarquistas, CGTP, PCP e BE, a polícia teve de intervir para repor a ordem. Na acção policial, foram atingidos alguns fotojornalistas não identificados como tal, o que é absolutamente natural.
A virgem Cavaco, que, nos seus governos, dava as normais instruções à polícia para repor a ordem, vem agora em defesa da desordem. O Supremo Magistrado da Nação, com aquele palavreado oportunista semi-defensor das instituições, semi-engraxador do «quarto poder», lamenta «profundamente» o que aconteceu e quer explicações! Vejam só!
Depois alguns bem-pensantes da nossa praça ainda têm a lata de falar em «tiro ao Cavaco»!