Os Estados Unidos deixarão de contar dentro de alguns anos com uma maioria absoluta de protestantes, segundo revela um estudo do Centro de Pesquisa de Opinião Nacional da Universidade de Chicago.
A instituição constata no seu relatório, publicado em 20 de Julho, que este fenómeno deve-se principalmente à queda do número de fiéis em muitas religiões cristãs, sobretudo entre adolescentes e adultos, e ao aumento de imigrantes de outras religiões.
De acordo com a pesquisa, entre 1993 e 2002 os americanos que se consideravam protestantes caíram de 63% para 52%, depois de durante anos este número se ter mantido estável.
Ao mesmo tempo, os norte-americanos que disseram não pertencer a nenhuma religião aumentaram de 9% para quase 14%. Segundo o estudo, muitas destas pessoas tinham sido protestantes.
A população católica manteve-se estável nos Estados Unidos nos últimos anos. Actualmente, constitui cerca de 25% dos habitantes do país, segundo esta fonte.
Por outro lado, as pessoas que disseram pertencer a outras religiões, incluindo o islão, igrejas ortodoxas ou religiões orientais, passaram de 3% para 7% entre 1993 e 2002. Os judeus constituem menos de 2% sem que houvesse alterações.
Sem comentários:
Enviar um comentário