quarta-feira, 13 de agosto de 2014


Moreira Rato devia ser gestor do Novo Banco?


Pedro Tadeu, Diário de Notícias, 12 de Agosto de 2014

João Moreira Rato recebeu o beijo da morte do Wall Street Journal. Nomeado administrador financeiro do Novo Banco, que substitui o proscrito BES, o homem que desde Junho de 2012 geria com aparente brilhantismo a negociação de dívida pública do Estado é apontado a dedo pelo jornal norte-americano: entre 2008 e 2010 Rato era sócio gerente da Nau Capital, um fundo de investimento que criou com João Poppe graças a 200 milhões de euros emprestados pelo Banco Espírito Santo.

João Poppe é sobrinho de Ricardo Salgado e fora vice-presidente do BES entre 2001 e 2007.

Moreira Rato saiu da Nau Capital em 2010 para dirigir a Morgan Stanley. Poppe levaria, em 2011, o fundo da Nau Capital para a Eurofin, onde ganhou um lugar na direcção.

A Eurofin é uma firma com sede na Suíça que realizou várias operações de financiamento ao Grupo Espirito Santo (GES). Para a Eurofin trabalhava Francisco Machado da Cruz. Segundo a empresa, ele foi administrador não-executivo da Eurofin Holding SA até Março passado, mas não teve mandato da Eurofin Group em relação ao BES ou ao GES.

Acontece, porém, que este Machado da Cruz era contabilista da ESI, a «holding» de controlo do GES onde foram detectadas irregularidades nas contas de 2012 pois faltavam contar prejuízos no valor de 1,3 mil milhões de euros. Em entrevista ao Expresso, em Junho, o contabilista afirmou que «Ricardo Salgado sabia» que as contas da ESI não reflectiam a verdade.





Sem comentários: