domingo, 14 de maio de 2017

Bergoglio socialista? Pior do que isso!


Heduíno Gomes

Uma luminária liberal do pòs-modernismo chamada José Bento da Silva, mais um produto da Universidade Católica (não estranhem...), escreve no Observador o artigo Sim, o Papa Francisco é socialista!

Este artigo merece alguns comentários.

1 — O autor critica Bergoglio com razão em vários pontos. Noutros pontos, as suas críticas são inconsistentes por se inserirem noutra perspectiva igualmente errada que é a do liberalismo.

2 — O autor refere-se à economia como se não houvesse escolha entre o socialismo à Bergoglio e o liberalismo à Hayek. Isto é: ou tens o Estado socialista ou tens o Estado liberal. Para José Bento da Silva não existiria a possibilidade de haver o Estado regulador, que rejeite o socialismo e o liberalismo, que permita a livre iniciativa e obrigue os fortes a respeitarem os fracos e o bem comum — e até o bem nacional e os valores da Civilização. Isto é, para o autor não existe o Estado que deixe livremente os Portugueses criarem riqueza e, ao mesmo tempo, meta na ordem os Ricardos Salgados.

3 — O autor, como é comum em liberais e tecnocratistas, restringe as suas críticas à economia política. Infelizmente, a acção negativa de Bergoglio ultrapassa o campo da economia política, em campos onde até, para a Civilização, se torna muito mais grave do que qualquer disparate na economia. Aliás, acção negativa comum no Bergoglio e nos liberais, ambos inimigos dos valores éticos da Civilização, cada uns nas suas vertentes.

4 — O autor, para criticar Bergoglio na economia, entende por bem afirmar que «não estão em causa» «a sua proximidade ao Povo de Deus e a beleza dos seus escritos espirituais» e etc. Pois é, afirmar tal coisa é a confirmação que o autor sofre das limitações típicas de liberais e tecnocratas.

O artigo de José Bento da Silva pode ser lido em:

http://observador.pt/opiniao/sim-o-papa-francisco-e-socialista/




Sem comentários: