sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Reis do Estado espanhol assobiados na final de basquetebol

Os reis do Estado espanhol foram assobiados à entrada para o pavilhão BEC de Barakaldo, no País Basco, onde presidiram à final da 74.ª Taça do Rei em basquetebol, tornando praticamente imperceptível a audição do hino espanhol. Juan Carlos e Sofia entraram no recinto, que recebeu uma assistência recorde de 14 814 espectadores, poucos minutos antes do início do jogo que opôs Real Madrid a Barcelona e que os catalães venceram, por 80-61.
Alguns espectadores, mais próximos da tribuna presidencial, aplaudiram a chegada dos reis, que não assistiam ao encontro decisivo da competição desde 2001, ainda aplaudiram a chegada do casal, enquanto o resto da assistência, com excepção aos adeptos do Real Madrid, assobiava e gritava "fora". Os primeiros 35 segundos do hino espanhol foram praticamente inaudíveis, devido a estas manifestações.
Após este protocolo, o pavilhão retomou a normalidade, sem que ocorressem mais incidentes. Acompanhavam os reis o Secretário de Estado dos Desportos, Jaime Lissavetzky, o chefe do Governo Basco, Patxi López, e os presidentes do Real Madrid, Florentino Pérez, e do Barcelona, Joan Laporta, entre outros.
Já na final da Taça do Rei em futebol da última época, entre o Athletic de Bilbau e o Barcelona, disputado no Mestalla, Valência, se registaram protestos semelhantes. Segundo o sítio na Internet do jornal castelhano Público, ao contrário do que aconteceu na altura quando a TVE cortou o sinal da transmissão, a televisão pública espanhola minimizou a ocorrência aumentando o volume do hino em relação ao som ambiente do pavilhão...



Sem comentários: