domingo, 12 de setembro de 2010

Pérolas dos nossos políticos e dos nossos intelectuais (5)
-------------------------------------------------------------------------------

Cavaco bem educado

Heduíno Gomes

Na sua visita eleitoral a Ponte de Lima (11 de Setembro), interpelado por jornalistas, Cavaco disse que é «pessoa bem educada».
Que dirá ele da «boa educação» de um tal homónimo que foi Presidente do PSD?
É que esse homónimo, nas reuniões do Conselho Nacional do PPD, estava sempre na conversa com os parceiros do lado, sem ligar patavina ao que os conselheiros diziam nas suas intervenções. Além do grande respeito que demonstrava pela sua própria função, mas que grande educação! Por acaso, conhecendo esta sua atitude «bem educada»,  lixei-o bem. Numa reunião do Conselho Nacional, dirigi-me directa e longamente à sua augusta pessoa, apontando-lhe o dedo, obrigando-o a ouvir as boas que tinha para lhe dizer, enquanto aqueles a quem faltava a coragem para lhas dizerem, gostando do que ouviam, me iam piscando o olho em sinal de apoio -- nas filas da frente, num ângulo donde o chefe não os via, obviamente.
Também esse mesmo homónimo «bem educado», em 1985, recentemente eleito na Figueira da Foz, onde apenas se deslocou para fazer a rodagem do carro, foi a uma festarola da Secção A de Lisboa, em Benfica, dar prova da sua «esmerada educação». Enquanto um cantor profissional cujo nome não recordo na totalidade cantava as suas canções à borla, o homónimo «bem educado», na primeira fila de uma pequenina sala, põe-se na conversa com outro tipo «bem educado», o Júdice, então Presidente da Distrital, sem prestar qualquer atenção a quem estava ali a dar uma borla, e ainda por cima fazendo barulho, a perturbar a concentração do cantor e a audição das pessoas que pretendiam ouvir. Aí também o «bem educado» (os dois «bem educados») se lixou. O cantor interrompeu a sua canção e passou-lhes um raspanete de boa educação. Os tipos calaram-se e a música continuou.
Quem não os conhece...


À esquerda, o original, da Fonte de Boliqueime, «pessoa bem educada».
À direita, o homónimo, do Poço de Boliqueime. Não confundir!



Sem comentários: