terça-feira, 8 de março de 2011

Pérolas dos nossos políticos e intelectuais (22)
---------------------------------------------------------------------

As excelências pedagógicas
do grupo de Pedro Passos Coelho
e do seu expert Pedro Duarte
Heduíno Gomes
É só tratar-se de educação e aparece a representar o PSD o grande quadro de Pedro Passos Coelho em ensino: Pedro Duarte. Ouvi-o uma vez na antiga Secção A de Lisboa do PSD a explanar as suas mezinhas para a maleita do sistema de ensino, com as quais este ficaria um mimo. Medidas de gestão, e mais gestão, e mais gestão. Uma espécie de António Barreto mas em menos intelectual. Sobre as questões fundamentais, zero. É a superficialidade a que nos habituaram os nossos actuais políticos, por dever de ofício obrigados a falar do que não sabem e que, por arrogância ou alienação, se recusam a aprender.
Nessa sua memorável (não me sai da memória!) intervenção, o expert Pedro Duarte chegou até a ser cómico: tudo se resolveria com a administração das escolas pelas forças vivas locais: comerciantes, industriais, associações, bombeiros, etc. Fiquei sem saber se as associações columbófilas também teriam assento no alto comité pedagógico do burgo.
Quê de novo do expert?
Levantou-se há dias a questão de eliminar um dos dois professores da já de si ambígua disciplina Educação Visual e Tecnológica, originalidade das pedagajas da 5 de Outubro, originalidade quer pela salganhada do conteúdo da disciplina, quer pelo facto de ser ministrada por dois professores simultaneamente na mesma sala, isto é, com duas autoridades na mesma sala (supor-se-ia haver autoridade numa sala de aula, desculpem-me as pedagajas…).
E que diz o nosso génio pedagógico Pedro Duarte? Com a sua oportunista e primária política de oposição, e de um eleitoralismo sabujo, pretendendo agradar aos interesses corporativos de alguns, diz que deve ser mantida a situação para não enviar para o desemprego um certo número de professores. Que se mantenha pois a aberração. O sistema de ensino propriamente dito, desastroso, como sabemos, e as respectivas vítimas – os alunos – que se lixem.
É este o nível da abordagem dos problemas do ensino pelo grupo de Pedro Passos Coelho e deputadozecos que o representam em S. Bento. Com experts (espertos) destes podem bem os comunistas, socialistas, fenprofes e pedagajas. Enquanto o PSD não se emancipar das ideologias pedagogistas e tecnocratistas nunca poderá ser a solução para os problemas do ensino.

Nota
Eu quero aqui declarar que os direitos de autor do conceito de pedagaja não me pertencem. Pertencem de facto a um professor de Coimbra que não conheço e ao qual rendo mais uma vez a minha homenagem. Traduzindo tão bem a particular realidade, o conceito entrou no meu vocabulário pedagógico, que assim ficou enriquecido. Apenas acrescento que há uns gajos que parecem pedagajas.


Sem comentários: