sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A produtividade e a matemática
do economista-professor João César das Neves

Heduíno Gomes
Num dos canais de televisão (22.12.2011), o economista João César das Neves pronunciou-se sobre a questão do aumento de meia hora de trabalho decidido pelo Governo. Como sempre, falou como um professor sábio e muito «social».
Definamos os conceitos. Diz quem sabe: «A produtividade é a relação entre o resultado útil dum processo produtivo e a utilização dos factores de produção, ou seja, a quantidade de produto por unidade de factor produtivo, geralmente o factor trabalho». Diz ainda quem sabe que «a elevação geral da produtividade do trabalho» corresponde à «diminuição do tempo absorvido na produção da maior parte dos bens e serviços».
Assim sendo, está matematicamente claro que uma dada produtividade vezes o tempo de trabalho dá a produção. O que significa ainda que, conservando o factor produtividade e aumentando o factor tempo de trabalho, aumenta a produção. Ou seja, com a produtividade que temos, acrescentando meia hora a oito horas de trabalho, vamos ter mais 6,25% de produção.
A lógica do Governo é apenas esta. Mas o abominável professor das Neves faz outras contas. Acha ele que, aumentando o tempo de trabalho, a produtividade diminui…
Alguém entende tal matemática?
Porque será que as televisões procuram tanto este senhor professor como «representante»  de um certo sector da sociedade e não alguém mais -- digamos -- razoável e lógico?



Sem comentários: