quinta-feira, 30 de outubro de 2014


Quando alguns ainda ateimam

na chachada da «social-democracia»...


Heduíno Gomes

Como se deveria chamar o PSD senão PPD ?

Quando alguns ainda ateimam na chachada da «social-democracia», eis que um socialista francês coloca o problema do anacronismo do socialismo, que poderemos traduzir para social-democracia, uma forma sintética de dizer socialismo democrático. Por maioria de razão, o PSD, que já nem se reivindica do socialismo nem pretende aderir à Internacional Socialista, como outrora (isto para os que não sabem), não se deveria chamar «social-democrata». Poderia, por exemplo, regressar ao seu primitivo nome: Partido Popular Democrático.

Assentava-lhe melhor, sem fazer a triste figura de se dizer socialista, apesar de alguns, com a cultura política que o Partido lhes dá, nem perceberem...


MANUEL VALLS,  O ICONOCLASTA
PARA O PRIMEIRO-MINISTRO FRANCÊS, SOCIALISMO É DO SÉCULO XIX

Nouvel Obs perguntou: «Deve o PS mudar de nome?»

Valls respondeu: «Por que não?»

Foi a frase que ficou. Mas não é nada de novo. Dizia Valls em 2008: «Partido Socialista já não significa nada. O socialismo foi uma ideia maravilhosa e uma estupenda utopia. Mas era uma utopia inventada contra o capitalismo do século XIX.» Atrás da resposta está a ideia de «uma casa comum de todas as forças progressistas», à semelhança do PD italiano, de Renzi. A entrevista foi um ataque aos tabus da ala esquerda do PS que faz obstrução ao seu Governo: «É preciso acabar com a esquerda passadista, amarrada a um passado esgotado e nostálgico.»





Sem comentários: