quinta-feira, 19 de março de 2015


O bonzinho João Carlos Espada:

Os europeus são mesmo muito maus!...


Heduíno Gomes

O liberalzinho João Carlos Espada chegou à conclusão de que o mundo é muito mau.

Escreve ele no Público (16.3.2015):

«Enquanto o discurso da esquerda continua a investir contra a ‘direita neoliberal’, uma velha direita autoritária, antiliberal e xenófoba reemerge paulatinamente em vários países europeus.»

Aqui, o bonzinho do senhor Espada diz tudo ou quase tudo.

1. A esquerda não deveria investir contra o neoliberalismo. Muito tolerantemente, deveria aceitá-lo.

2. A opor-se ao liberalismo, à direita, seria apenas da parte de «uma velha direita autoritária, antiliberal e xenófoba», e de mais ninguém. És de direita e não és liberal, levas logo com o carimbo de «uma velha direita autoritária» e«xenófoba». (Uns anátemas a que se habituou no seu tempo de UDP)

3. Como é que esses tais católicos seus amiguinhos, que andam com ele ao colo, nomeadamente na Universidade Católica, e que são supostamente – porque oficialmente – antiliberais,  se acharão perante a referida rotulagem?

4. Prosseguindo, no mesmo artigo, o senhor Espada insurge-se contra aquilo a que chama «xenofobia» e, ao mesmo tempo, contra o multiculturalismo. Ele acha que o multiculturalismo  tem de ser «bem interpretado», isto é, com a sua prolixa subjectividade e liberal relativismo. Tá visto: o senhor Espada, que dantes estava «sempre, sempre, ao lado do povo», quer agora estar bem com Deus e com o diabo.

5. E o pior é que os europeus estão a pender para a tal «velha direita autoritária» e «xenófoba». O liberalzinho João Carlos Espada está assustado porque o mundo é muito mau. E sabe o liberalzinho João Carlos Espada porque estão os europeus a pender para a tal «velha direita autoritária» e«xenófoba»? Porque a esquerda é uma fraude. Porque o liberalismo é uma fraude. Porque o multiculturalismo, mesmo «bem interpretado», é uma fraude. Porque o academismo é outra fraude.

6. A conclusão é que ao prolixo senhor Espada falta uma bússola. Hoje como ontem.

Atenção!

O senhor Espada é professor de ciência política!

Mais, numa universidade católica!







Sem comentários: