segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Os barretes do Barreto
---------------------------------
Ignorante ou mentiroso?

Heduíno Gomes
António Barreto vai facturar mais uns cobres na televisão. Ele vai mais uma vez explicar-nos, a nós, Portugueses, «quem somos»...

O editor de livros a defender os invertidos, na apresentação da sua série televisiva, começa por, com aquele ar dramatico-sofredor, declarar que 400 mil diplomados no ensino superior ainda é pouco. Pelos vistos, o crânio acha que as caixas dos hipermercados ainda têm poucas doutoras! 
Ignorante ou mentiroso, eu?!
Continuando, afirmou que, quando nasceu, havia em Portugal 40% de analfabetos, que «se dizia que se lutava contra o analfabetismo mas que não se fazia nada».
Será que o crânio que vomita números «científicos» por todo o lado não conhece as estatísticas da educação do século XX, que até constam na tese de doutoramento da Filomena Mónica (a provar o contrário do que a senhora doutora pretende, pelo que não é uma tese de doutoramento mas uma antítese...)?
Quando é que este intelectualóide dos anos 60 -- que continua a analisar os factos pela bitola do Rumo à Vitória de Cunhal -- deixará de intoxicar as novas gerações com a sua pseudo-ciência social?
Ignorante ou mentiroso? Ou talvez as duas coisas pois é demais para ser só ignorância.

Sem comentários: