terça-feira, 14 de novembro de 2017

Tem razão de ser!


Abel Matos Santos, Fundador da TEM – Tendência Esperança em Movimento/CDS

A corrente de opinião TEM – Tendência Esperança em Movimento pretende recolocar o ideário democrata cristão como ponto central da acção política do CDS.

Faz agora um ano que eu e o Luís Gagliardini Graça começámos a dar forma à primeira corrente de opinião dentro do CDS. Uma figura estatutária da autoria de Paulo Portas com o intuito de estimular a discussão interna e a busca de soluções para os problemas do país.

Nessa altura, todos aplaudiram e o congresso aprovou unanimemente essa novidade, sendo que logo alguns tentaram tornar numa realidade as tendências, como se passaram a designar.

Mesquita Nunes e Pires de Lima foram uns dos que tentaram criar uma corrente liberal, sem sucesso, não chegaram ao número necessário de assinaturas de militantes. As tentativas esmoreceram e ficou tudo por ali e nunca mais nenhuma se afirmou formalmente.

Agora, ao longo deste ano, conseguimos obter mais do que as assinaturas necessárias, percorremos o país onde nos foi possível ir e tomámos consciência da realidade profunda do Partido. Fomos bem aceites, afirmámos valores e príncipíos, trouxemos e re-aproximámos pessoas de novo ao CDS e fomos os primeiros a entregar um processo de formalização impecável.

Surge a corrente de opinião TEM – Tendência Esperança em Movimento, que pretende recolocar o ideário democrata cristão como ponto central da acção política do CDS, o que hoje não acontece. Não é uma crítica, é uma realidade, e, queremos legitimamente contribuir para influenciar o caminho, as políticas e as soluções. Não pode parecer mal a ninguém de bem!

Ficámos felizes e contentes, tinhamos conseguido aquilo que ainda ninguém tinha alcançado, serviço ao Partido e ao país, acrescentar valor, fazer acontecer e crescer, para sermos construção e parte da solução dos problemas que a todos dizem respeito.

Mas pasme-se… alguns daqueles que antes eram a favor das correntes de opinião, agora já não são! Afirmam-se contra porque não compreendem como uma tendência democrata cristã pode existir num partido democrata cristão e até querem, no próximo congresso, alterar os Estatutos e acabar com esta ideia, péssima, dizem eles! Que pensará Portas disto?

(...)





Sem comentários: